Nós temos falado frequentemente sobre a constante, e ao mesmo tempo recente, mudança que o mundo globalizado vem enfrentando e que, por sua vez, reflete no ambiente de negócios.
Dois desses impactos são a falta de clareza e o descontrole, associados a hipercompetitividade e cobrança de uma ultraprodutividade.
Outrora Peter Drucker afirmou que “administrar no Século XXI será administrar a descontinuidade, administrar no Século XXI será administrar a irracionalidade”.
Foram palavras duras, principalmente à sua época, mas palavras reais. Estamos vivendo um momento de descontinuidade e irracionalidade… vemos isso diariamente ao lermos as notícias ou assistirmos algo na televisão/internet.
Diante disso, passamos a enfrentar o mundo VUCA.
Seu conceito surgiu logo após a Guerra Fria na década de 90, ganhou força após os anos 2000, mas se popularizou com a Pandemia da Covid-19.
VUCA é um acrônimo para os termos Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity.
Volatility – Volatilidade
Uncertainty – Incerteza
Complexity – Complexidade
Ambiguity – Ambiguidade
Esse conceito VUCA, e suas quatro palavras, traduz a necessidade de nós profissionais lidarmos dia após dia com ambientes desafiadores, cujas mudanças ocorrem de forma mais rápida e intensa, com descontrole e irracionalidade.
O mundo é volátil porque as coisas mudam rapidamente, num piscar de olhos, e de forma inesperada, anulando praticamente a capacidade de previsão. No passado era possível fazer uma previsão com quase nenhuma margem de erro para 5 ou 10 anos, agora os planos precisam ser revisitados quase que semanalmente.
O mundo está incerto porque diante das constantes mudanças existe uma falta de segurança para tomada de decisões assertivas, cabendo as companhias aumentar suas atuações para mitigar o risco.
O mundo se tornou complexo, desde o hábito de consumo das empresas até assinar um documento para obter uma consulta médica. As entrelinhas, os desejos e as escolhas deixaram de ser simples nesse cenário em que tudo o que fazemos precisa ser analisado com atenção triplicada.
Não existe mais um caminho linear a ser percorrido dadas as opções e multifaces existentes, não havendo mais respostas corretas e perfeitamente seguras. Cada cenário traduz uma nova possibilidade dentro da ambiguidade e que deve ser bem escolhida, pois muitos caminhos não apresentam volta por conta da hipercompetitividade.
Não bastasse toda essa situação, o mundo também se tornou BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible). Em 2018 o antropólogo norte-americano Jamais Cascio criou esse conceito que se popularizou a partir de 2020, também com a pandemia.
Brittle – Frágil
Anxious – Ansioso
Nonlinear – Não Linear
Incomprehensible – Incompreensível
Tal qual o mundo é volátil mudando rapidamente, ele também é frágil. As mudanças podem impactar o mundo de maneira negativa, baseada em adversidades e que comprometam os negócios de uma companhia. Haja vista a recente pandemia, onde muitas empresas “quebraram” ou até hoje não se recuperaram plenamente das perdas.
A ansiedade nunca foi tão explicita como nesse momento… as pessoas passaram a viver sob o senso de urgência e quando as coisas demoram um pouquinho mais para acontecer a ansiedade as destrói. Em uma pesquisa de 2023, a agência Gallup afirma que 24% dos profissionais nos EUA sofrem de ansiedade.
Passamos a viver numa gangorra – gangorra de emoções, sentimentos, necessidades, desejos etc. Não há mais uma vida linear, é um sob e desce a todo instante.
O excesso de informações domina nossa rotina, tornando impossível o acompanhamento de tudo o que acontece no mundo e, naturalmente, vivemos uma base de incompreensão, Como exemplo, não entendemos o impacto real e total da Inteligência Artificial no mundo. Trata-se de uma falta de compreensão plena da realidade e que leva as pessoas e organizações a decidirem muitas vezes com dados imprecisos ou incompletos.
Alguns hábitos sociais abriram as portas para o surgimento do mundo BANI:
1- Mudanças nos hábitos de consumo, como exemplo streaming e delivery;
2- Aumento de compras via e-commerce, transformando gradativamente as lojas físicas apenas em boutiques;
3- Intensificação da Telemedicina, Cursos à Distância (EAD) e reuniões remotas;
4- A sociedade evoluiu para a Sociedade do Conhecimento, onde conhecimento se tornou um dos principais ativos da atualidade, se não o principal.
Diante de todo esse cenário, podemos afirmar que hoje o mundo é VUCA+BANI.
Mas, por que explicamos tudo isso? E você pode estar se perguntando agora qual a relevância do assunto?
O ponto de reflexão nesse momento é “O que você é determina o que você atrai” e lhe pergunto: Quais são os desafios que nós, enquanto profissionais, temos que enfrentar nesse mundo VUCA+BANI para vencer a hipercompetitividade? O que precisamos mudar em nós mesmos?
Reflita nessa semana sobre isso, deixe sua opinião e conclusões nos comentários e na próxima semana abordaremos essa questão.
#altaperformance #liderança #gestãodepessoas
Acesso a outros artigos – https://altaperformancegestao.com.br/artigos/
Conheça mais sobre nossa empresa acessando https://altaperformancegestao.com.br