O profissional Lifelong Learning: desafios em um mundo em constante transformação

O mundo em que vivemos, classificado como VUCA+BANI, se transforma a cada dia. As mudanças tecnológicas, sociais e econômicas se aceleram, exigindo dos profissionais uma capacidade de adaptação e atualização constante. Nesse contexto, surge a figura do profissional Lifelong Learning, aquele que se dedica ao aprendizado ao longo da vida como forma de manter-se competitivo e relevante no mercado de trabalho.

Lifelong Learning, ou aprendizado ao longo da vida, é um conceito que reconhece que o processo de aprendizagem não termina com a conclusão da formação formal. O profissional Lifelong Learning busca continuamente desenvolver novas habilidades e conhecimentos, tanto em sua área de atuação quanto em outras áreas de interesse, se tornando inclusive multidisciplinar e tendo a “visão de floresta”.

O termo Lifelong Learning foi cunhado na década de 1970 por Robert Hutchens, então presidente da Universidade de Chicago. Hutchens defendia a ideia de que a educação não deveria se limitar aos anos de estudo formal, mas sim se estender por toda a vida.

Ao longo das décadas, o conceito de Lifelong Learning se consolidou e ganhou força, especialmente com o advento das novas tecnologias e a aceleração das mudanças no mundo. Hoje, o aprendizado ao longo da vida é considerado uma necessidade para qualquer profissional que deseja se manter competitivo no mercado de trabalho.

É interessante notar que outros pesquisadores e professores de referência, como Yuval Noah Harari, também defendem a ideia desse perfil de profissional. Inclusive, o professor Hahari afirma que em um mundo em constante mudança, a capacidade de aprender e se adaptar é essencial para o sucesso. Isso o faz um grande defensor do aprendizado ao longo da vida.

Em seu livro “21 Lições para o Século 21”, Harari argumenta que a principal habilidade que as pessoas precisam desenvolver é a de “aprender a aprender”. Ele diz que, no passado, as pessoas podiam se dar ao luxo de aprender um conjunto de habilidades e conhecimentos que durariam toda a vida. No entanto, no mundo de hoje, o conhecimento está se tornando obsoleto a um ritmo cada vez mais rápido. Como resultado, as pessoas precisam ser capazes de aprender continuamente novas habilidades e conhecimentos para se manterem relevantes.

Harari também argumenta que o aprendizado ao longo da vida é essencial para o bem-estar pessoal. Ele diz que o mundo de hoje é um mundo de grande incerteza e mudança. Isso pode ser uma fonte de ansiedade e estresse. No entanto, o aprendizado ao longo da vida pode ajudar as pessoas a lidar com a incerteza e a mudança. Ao aprender continuamente novas habilidades e conhecimentos, as pessoas podem se tornar mais confiantes e adaptáveis.

Em outras palavras, superar os desafios do mundo VUCA+BANI.

Ao longo do tempo observamos a taxa de analfabetismo despencar, com analfabeto definido pelo dicionário da língua portuguesa como “aquele que não sabe ler nem escrever”. No entanto, Alvin Toffler, um futurista e escritor americano disse na década de 80:

“O analfabeto do século XXI não será mais o incapaz de ler e escrever, mas aquele incapaz de: aprender a aprender, aprender a desaprender, aprender a reaprender”

Então, será que a taxa de analfabetismo realmente caiu? Ou está aumentando?

Ao parar para refletir nessa afirmação nos deparamos com um cenário alarmante, apenas aprender é fácil e simples, mas aprender a aprender, aprender a desaprender e aprender a reaprender é bem desafiador, o que transforma isso numa situação sine-qua-non para o sucesso e, consequentemente, para a necessidade de termos profissionais que possam ser considerados como Lifelong Learning.

Aplicações Práticas na Atualidade

O Lifelong Learning se aplica a diversas áreas da vida profissional. Alguns exemplos:

  • Atualização profissional: O profissional Lifelong Learning busca se manter atualizado com as últimas tendências e tecnologias em sua área de atuação.
  • Desenvolvimento de novas habilidades: O mercado de trabalho está em constante mudança, e o profissional Lifelong Learning está sempre pronto para desenvolver novas habilidades para atender às novas demandas.
  • Reinvenção profissional: Em alguns casos, pode ser necessário se reinventar completamente e mudar de área de atuação. O profissional Lifelong Learning está mais preparado para fazer essa mudança.

O profissional Lifelong Learning possui algumas características que o distinguem dos demais:

  • Curiosidade: É movido pela vontade de aprender e descobrir coisas novas.
  • Proatividade: Busca oportunidades de aprendizado e desenvolvimento por conta própria.
  • Autonomia: É capaz de gerenciar seu próprio aprendizado.
  • Resiliência: Adapta-se facilmente às mudanças e aprende com os erros.
  • Flexibilidade: Está aberto a novas ideias e métodos de trabalho.

Então quem é o profissional que dará conta de todas as mudanças que temos diante de nós no mundo? Quais desafios esse profissional precisa superar?

Diante das constantes mudanças do mundo, o profissional Lifelong Learning se destaca como aquele que estará mais preparado para enfrentar os desafios do futuro. Entre os desafios, cita-se:

  • Aceleração das mudanças: O ritmo das mudanças tende a se acelerar ainda mais, exigindo dos profissionais uma capacidade de adaptação ainda maior.
  • Competitividade do mercado: O mercado de trabalho será cada vez mais competitivo, e os profissionais que não se atualizarem ficarão para trás.
  • Comunicar-se globalmente: o mundo está cada vez mais integrado e não basta falar o idioma nativo e o inglês, é preciso ir além.
  • Ampliar a própria base cultural e científica enquanto viver: É preciso “sair da caixa” e ter uma visa ampla, entendendo que diferenças agregam valor.
  • Dominas as modernas tecnologias em sua área: Como exemplo, Inteligência Artificial.
  • Ser simultaneamente generalista e especialista: É preciso ser especialista em determinados assuntos e ao mesmo tempo multidisciplinar.

Portanto, o profissional Lifelong Learning é aquele que estará mais preparado para enfrentar os desafios e, claro, aproveitar as oportunidades do futuro. Se você deseja se destacar no mercado de trabalho, invista no aprendizado ao longo da vida.

Dicas para se tornar um profissional Lifelong Learning:

  • Faça cursos online.
  • Assista vídeos com bons conteúdos (recomendamos o canal https://youtube.com/@AltaPerformanceGestao).
  • Participe de eventos.
  • Leia livros e artigos.
  • Conecte-se com outros profissionais.
  • Seja proativo na sua busca por conhecimento.

#lifelonglearning  #aprendizadocontínuo #futurodotrabalho #rh

Acesso a outros artigos – https://altaperformancegestao.com.br/artigos/

Conheça mais sobre nossa empresa acessando https://altaperformancegestao.com.br

Copyright, 2022. Alta Performance Gestão, todos os direitos reservados.

Estamos comprometidos em proteger a privacidade das informações coletadas e processadas por nós. Se você deseja conhecer nossas práticas de privacidade com mais detalhes, leia nossa política de privacidade.